Comunicação de séries à AT
É necessário comunicar as séries de documentos à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para se poder gerar o Código Único de Documento da AT (ATCUD), obrigatório nas faturas e outros documentos fiscalmente relevantes emitidos a partir de 1 de janeiro de 2023.
Antes de comunicar as séries, certifique-se de que tem ativada a comunicação automática à AT. Consulte no seguinte artigo da Ajuda instruções sobre como ativar a comunicação automática à AT.
Ativar tipos de documento em séries
- Aceda às definições (ícone do menu).
- Selecione Séries de Documentos.
- Clique no nome da série em uso.
- Na página de detalhes da série, é apresentada um lista com todos os tipos de documento. Clique no respetivo botão comutador para ativar cada tipo de documento que pretenda usar.
Desativar tipos de documento em séries
Caso tenha ativado inadvertidamente algum tipo de documento, poderá anular esse tipo de documento, desde que ainda não tenha sido utilizado e desde que faça a anulação no próprio dia ou no dia seguinte. Para tipos de documento já usados, pode efetuar a desativação quando esse tipo de documento/série deixarem de ser usados.
Para desativar um tipo de documento, efetue o seguinte procedimento:
- No Facturama, aceda às definições (ícone do menu).
- Selecione Séries de Documentos.
- Clique no nome da série.
- Abaixo do título Tipos de Documento, clique no botão comutador correspondente ao tipo de documento que pretende desativar.
- Confirme a ação na caixa de diálogo apresentada.