Criar uma despesa
Para registar uma nova despesa, efetue o seguinte procedimento:
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No menu da aplicação, clique em Despesas.
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Na listagem de despesas, clique no botão Nova Despesa.
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Em Data, selecione a data da fatura relativa à despesa.
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No controlo para seleção do fornecedor, comece a escrever o nome, número, NIF ou e-mail do fornecedor para o selecionar. Para criar um novo fornecedor, clique em Adicionar Fornecedor.
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No controlo para seleção da categoria, comece a escrever o nome da categoria para a selecionar. Para criar uma nova categoria, clique em Adicionar Categoria.
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Em Valor Bruto, introduza o valor total da despesa com IVA incluído.
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Em IVA Dedutível, introduza o IVA dedutível ou clique na ligação para preencher com a taxa normal, intermédia ou reduzida de IVA.
Se o IVA não for dedutível, deixe o compo a zero.
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No campo N.º Fatura, é recomendável introduzir o número da fatura.
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Clique no botão Guardar.
Mais Opções de Despesas
Ao criar uma despesa, existem alguns campos opcionais e outros que são apresentados depois de se clicar em Mais Opções, incluindo:
- Descrição: permite introduzir texto livre relativo à despesa.
- Liquidação: desmarque caso a despesa ainda não tenha sido paga. Poderá registar o pagamento mais tarde. Se esta opção estiver selecionada, é automaticamente registado o pagamento do valor total da despesa.
- Vencimento: permite indicar a data limite para pagamento da despesa.
- Tipo de Documento: permite comutar entre fatura e nota de crédito, consoante esteja a registar uma fatura de fornecedor ou nota de crédito de fornecedor.