Criar uma série de documentos

Antes de pode emitir documentos, tem de criar uma série de documentos, a qual é necessária para gerar o número do documento. Para criar uma série, efetue o seguinte procedimento:

  1. Aceda às definições (ícone Roda dentada do menu).

  2. Selecione Séries de Documentos.

  3. Clique em Nova Série.

  4. Em Duração, escolha Anual ou Plurianual.

    A opção Anual é recomendada para quem emita um número elevado de faturas, pois permite organizar os documentos por ano. Quem emita um número reduzido, pode optar por uma série plurianual, evitando ter de criar uma nova série a cada ano.

  5. Em Designação, escolha o identificador da série. Para uma série anual, deve incluir-se o ano na designação.

    Nota: a designação que escolher tem de ser uma designação que nunca tenha utilizado noutro programa, de modo a evitar um conflito de numeração.

  6. Em Faturação, escolha Convencional ou Eletrónica.

    Na faturação convencional, a fatura deve ser impressa em papel, sendo o original entregue ao cliente e o duplicado arquivado pelo fornecedor.

    Na faturação eletrónica, a fatura é disponibilizada ao cliente e arquivada de forma eletrónica (ficheiro PDF ou XML). A faturação eletrónica requer a utilização de um serviço de certificado qualificado para assinar os documentos e deve ser acordada previamente com o cliente.

  7. Clique no botão Guardar para criar a série.

  8. Depois de criada uma série, é apresentada a página de detalhes da série, sendo necessário clicar no respetivo botão comutador para ativar cada tipo de documento que se pretenda usar. Detalhes da série Nota: ao clicar no botão comutador, esse tipo de documento é comunicado à Autoridade Tributária e Aduaneira para possibilitar a geração do ATCUD, obrigatório em todos os documentos emitidos a partir de 1 de janeiro de 2023.

É recomendável ativar apenas os tipos de documento necessários. Mais tarde, poderá ativar algum tipo de documento adicional que venha a ser preciso.